Cooperativa Equilibrium
COOPERATIVAS E EMPREENDEDORISMO SOLIDÁRIO
Rede de Cooperativas e de Empreendimentos Econômicos Solidários Integrados (EESI), começa com a Cooperativa Equilibrium.
É a Proposta de Pleno Emprego, Uso Coletivo dos Meios de Produção e da Economia Baseada nos Recursos para um novo paradigma Socioeconômico ao alcance de Todos!
Por meio de financiamento e de esforços coletivos, objetivamos adquirir e utilizar meios de produção (terras, máquinas, equipamentos, estabelecimentos comerciais, conhecimento, tecnologia, etc.), de forma coletiva, integrada e organizada. Sem objetivo de lucro. Valorizando o ser humano como valor central da sociedade.
A Economia Baseada em Recursos, é um instrumento – senão o único – avançado para promoção de igualdade e isonomia social.
O modelo socioeconômico que adotamos é bem simples e você pode ver o material exposto neste site de Portugal como referência:
www.slideshare.net/vitormendesvtm/plano-16141326
Ou conheçam o modelo MONDRAGON de cooperativa:
http://www.mondragon-corporation.com/
O projeto visa financiar a estruturação de cooperativas e empreendimentos econômicos solidários.
Comece hoje mesmo a financiar o estabelecimento de novas cooperativas Integradas, que serão a fonte de novos empregos de qualidade para o futuro.
Gerar oportunidade de trabalho para pessoas em situação de desemprego ou que trabalham em subempregos, provisórios e eventuais, com péssima remuneração e sem perspectivas sociais.
Vamos aumentar a empregabilidade de jovens e recém formados, de mulheres e de famílias monoparentais, organizando creches e compras coletivas, montando fábricas e negócios produtivos, comércios, lojas e mercados, todos integrados em uma rede de economia de recursos e pleno emprego, onde você trabalhará e obterá produtos e serviços com preços diferenciados.
Seguidamente instalaremos fábricas de diversos produtos, sem obsolescência programada, integrados, de open hardware e o mercado será facilmente conquistado por nossos produtos. Asseguraremos trabalho e pleno emprego para todos.
Não haverá crises, pois a rede produzirá a maior parte dos itens que necessitamos, portanto, mesmo que as vendas caiam, você terá acesso a todos os produtos produzidos na rede, inclusive alimentos. Logo, acabamos com o ciclo de escassez que é imposto pelo sistema capitalista.
A ideia é estar presentes em todos os pontos da cadeia produtiva. Vamos dar o primeiro passo!
Você fará a gestão dos negócios solidários, por meio da internet, propondo e votando nas soluções (na comodidade de sua casa) ou presencialmente sempre que desejar.
-
Você investe o quanto quiser/puder (pode aportar um pouco todo mês);
-
Associa-se à cooperativa para poder votar via Web ou na Assembleia de cooperados por meio de DDC (democracia direta ante expertise);
-
Pode ofertar também horas no Banco de Tempo.
-
Acumula pontos por investimento em dinheiro, bens ou horas;
-
Tem oportunidade isonômica de obter uma vaga de trabalho;
-
O crescimento das vagas de trabalho é em progressão geométrica, pois a cooperativa não distribui lucros ou excedentes, investindo em novos negócios e ampliação da cooperativa;
-
Contribua para a criação de empreendimentos solidários, sem fins lucrativos em que toda sociedade pode ganhar.
-
Seu investimento será devolvido por meio de até 50% dos excedentes mensais;
PARA ACEDER AS VAGAS EM ISONOMIA (igualdade de oportunidades, deveres e direitos):
-
Preencher os pré-requisitos para a vaga;
-
A prioridade para preenchimento da vaga em igualdade de pré-requisitos, para quem tiver maior número de horas dedicadas (acumuladas e não recebidas) à cooperativa ou maior investimento em bens ou dinheiro (cada R$ 60,00 reais acumulados de investimento corresponderá a 1 (uma) hora de serviço.
OBS:
-
O cooperado pode transferir seu direito â vaga para familiares até terceiro grau
-
Após empossar a vaga, os respectivos créditos (somente para computo de direito a vaga) são zerados. O valor investido será devolvido nas condições precedentes (o investidor nunca perde o direito a devolução do crédito).
-
O investidor poderá investir novamente na criação de novas vagas.
-
O trabalho exercido na cooperativa será válido para computo da experiência (se requerida e uma comissão interna determinará as capacidades atingidas)
* Os termos acima serão aprovados pela primeira AGO (Assembleia Geral)
Se desejar participar da Cooperativa e Rede Equilibrium para desenvolvimento do novo modelo de economia, envie-nos um e-mail para que possamos entrar em contato:
cooperativa@equilibrium.org.br
Para mais informações visite o canal youtube: