O que é agricultura orgânica?

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas; por utilizar sistema de manejo mínimo do solo assegura a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo para promover e restaurar a rica biodiversidade local; por esse conjunto de fatores a agricultura orgânica viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar e amplia a capacidade dos ecossistemas locais em prestar serviços ambientais a toda a comunidade do entorno, contribuindo para reduzir o o impacto ambiental.

As práticas da agricultura orgânica, assim como as demais sob a denominação de biológica, ecológica, biodinâmica, agroecológica e natural, comprometidas com a sustentabilidade local da espécie humana na terra, implicam em:

 

  • Uso da adubação verde com uso de leguminosas fixadoras de nitrogênio atmosférico;

  • Adubação orgânica com uso de compostagem da matéria orgânica, que pela fermentação elimina microorganismos como fungos e bactérias, eventualmente existentes em estercos de origem animal, desde que provenientes da própria região;

  • Minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade;

  • Manejo da vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries;

  • uso racional da água de irrigação seja por gotejamento ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais de sua população.

 

Essas e demais práticas estão previstas no Ecopolo Equilibrium.

A grande preocupação com o meio ambiente e a saúde humana tem nos levado a repensar a forma como temos cultivado alimentos. Para que possamos assegurar a biodiversidade e promover uma melhor qualidade alimentar e, consequentemente qualidade de vida, apenas utilizaremos as práticas da Agricultura Orgânica.

Aquaponia

Aquaponia é a criação de peixes integrada ao cultivo de plantas. De forma simbiótica, as plantas usam as sobras e os  excretos dos peixes como alimento, limpando novamente a água para os mesmos. Assim, temos a produção de plantas e peixes de forma mais econômica e orgânica, sem descartar ou trocar a água. O sistema fica mais eficiente a cada ano, sem necessidade de limpeza dos tanques de cultivo!

​Não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água, usando como mídia de sustentação, entre outros, a argila expandida,  brita ou fibra vegetal. Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas, corredores, lages e outros. Caso a produção tenha excedentes, há possibilidades de distribuição local para os moradores da própria região, gerando economia solidária, saúde, educação e muito mais.

​Na Aquaponia, se manejada com responsabilidade e em condições favoráveis, há uma eficácia de até 40% no cultivo, isso significa mais produção em menos tempo, o que se resume em economia de recursos e energia, todo sistema é 100% orgânico, uma vez que qualquer químico tóxico causaria a morte dos peixes, a fonte de nutrientes principal. Este sistema é, DE FATO, orgânico e inovador.

 

Para maiores informações, visite o site www.aquaponia.org.br

ECOPOLO
ARQUITETURA
RESIDENCIAL
REDE EQUILIBRIUM
PARTICIPE
Rua Joaquim Floriano, nº 733 Conj. 2D - Itaim Bibi, São Paulo - SP | CEP: 04534-012 
Fone: 55 (11) 2897 4551 
ecopolo@equilibrium.org.br
NOTÍCIAS

CONTATO

© 2014 - Projeto criado pela Aliança Luz e Cooperativa Multisetorial Equilibrium

Siga-nos
  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Google+ Limpa
  • YouTube Limpa
  • Instagram Limpa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now