top of page

Projetos Residenciais

 

A proposta da OSCIP Aliança Luz em criar os Ecopolos, ou microcidades ecologicamente corretas, ultrapassa o modelo já conhecido na sociedade contemporânea. Em geral, todos nós estamos habituados a pensar na participação de condomínios fechados, em que podemos ter uma escritura do terreno e imóvel, arcando com sua manutenção mensal e despesas referentes ao condomínio e obras pessoais. Por ser um modelo individualista, arca a família residente com todas as custas e responsabilidades, não tendo seus vizinhos qualquer interesse entre eles, além dos que meramente afetem a valorização ou não de suas próprias residências e dependências coletivas.

 

No modelo capital usual, a competição toma dianteira não só no mercado de trabalho, más ultrapassa as barreiras econômicas e traveste a ação, mesmo que inconsciente da maior parte da população nos relacionamentos afetivos, pessoais e familiares. Por vezes, ao perceber esta busca pelo capital, deixamos nossos semelhantes em desvantagens, eis que daí vem a sobra, ou lucro, qual alimenta este sistema.

 

Isto posto, seria-nos de extrema importância ressaltar que o Ecopolo qual estamos debruçados, está além de um condomínio ou clube residencial, é um local onde a prática individual dá lugar à coletiva e, portanto, os ganhos são maximizados, o custo individual despenca e o contingente de relacionamentos pode experimentar uma outra realidade.

 

O Ecopolo seria apenas um condomínio mais "ecológico", se não fosse pelo modelo social proposto para o funcionamento deste empreendimento, o qual chamamos de PARADIGMA EQUILIBRIUM. Como o próprio termo sugere, o modelo busca equilibrar as relações, sejam elas pautadas em serviços, uso de equipamentos e recursos, processos decisórios, trabalho, educação, lazer, ciência e etc

whatsapp
11 94230 2043

bottom of page