top of page

  Cooperativa Equilibrium

 

 

 

05.02. Responsabilidade dos Coordenadores e Orientadores

 

Os Coordenadores, especialmente através da dedicação do seu tempo, de sua presença e experiência e, sobretudo, através do seu exemplo, têm a obrigação de contribuir para que seus colaboradores e demais Integrantes cumpram integralmente este Código de Conduta, devendo:

 

  • Divulgar aos seus colaboradores o conteúdo deste Código de Conduta e conscientizá-los sobre a necessidade de sua observância, evitando assim que qualquer Integrante, prestador de serviço ou colaborador cometa uma violação por falta de informação;

  • Identificar os Integrantes que tenham violado este Código de Conduta e discutir o assunto com o Comitê de Ética da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION;

  • Criar uma cultura que gere a observância deste Código de Conduta e incentivar os Integrantes a apresentar dúvidas e preocupações com relação à sua aplicação.

  • Evitar que trabalhadores não aptos realizem trabalhos fora dos suas habilidades e capacidades;

  • Manter registros e relatar as inconformidades no trabalho, comportamentos ou fatos de seus orientados que possam implicar em prejuízos atuais ou futuros para Cooperativa Equilibrium.

 

  06. RELAÇÕES COMERCIAIS

 

A COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION espera que seus Integrantes conduzam as relações comerciais em observância às leis, às práticas legais de mercado e, em 

especial, às normas nacionais e internacionais relativas à ordem econômica e defesa da concorrência.

 

É expressamente vedado a todos Integrantes da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION efetuar quaisquer pagamentos impróprios, duvidosos ou ilegais, ou favorecer, pela concessão de benefícios indevidos ou fora das práticas usuais do comércio, Clientes e Fornecedores, em detrimento dos demais, bem como fazer pagamentos ou conceder privilégios ou vantagens a funcionários públicos ou equiparados, seja diretamente, seja por terceiros.

 

   06.01. Relações com Clientes

 

O Cliente satisfeito é o fundamento da existência da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION no âmbito mercadológico. Portanto, é princípio básico da ação empresarial da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION servir ao Cliente com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com responsabilidade social, comunitária e ambiental, e com pleno respeito às leis e regulamentos de cada produto na região em que atuam.

 

Os Clientes devem ser atendidos com cortesia e eficiência, sendo-lhes oferecidas informações claras, precisas e transparentes. O Cliente deve obter respostas às suas solicitações, mesmo que negativas, de forma adequada e no prazo esperado.

 

Despesas com Clientes – relativas a refeições, transportes, estada ou entretenimento são aceitáveis, desde que justificadas por motivo de trabalho ou cortesia normal de negócios e realizadas dentro dos limites razoáveis sem implicar constrangimento nem necessidade de retribuições.

 

   06.02. Relação com Fornecedores

 

A escolha e a contratação de Fornecedores devem ser sempre baseadas em critérios técnicos, profissionais e éticos, alinhadas com as diretrizes gerais da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION, e conduzidas por meio de processo objetivo predeterminado, tal como concorrência ou cotação de preços, que garanta a melhor relação custo-benefício.

 

A relação com Fornecedor deve ser duradoura, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência.

 

   06.03. Relação com Concorrentes

 

A competitividade dos serviços e produtos fabricados e/ou comercializados pela COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION deve ser exercida com base na concorrência livre e leal.

 

Não devem ser feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o respeito com que a COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION espera ser tratada.

 

É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou sob qualquer outra forma prejudiciais aos negócios da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION, a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

 

É vedado a qualquer Integrante manter entendimentos com o(s) concorrente(s) da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION visando à fixação de preços e/ou condições de venda, adotar ou influenciar a adoção de uma conduta comercial uniforme ou pré-acordada, dividir mercados e subordinar a venda de um produto a um outro.

 

   07. REGISTROS CONTÁBEIS

 

A transparência é fundamental para permitir a correta avaliação da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION pelos agentes de mercado.

 

As normas e práticas de contabilidade da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION devem ser rigorosamente observadas, gerando registros e relatórios consistentes e permitindo uma base uniforme de avaliação e divulgação das operações e resultados da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION. Desta forma, é necessário assegurar a contabilização de todo e qualquer bem, direito ou obrigação que a COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION esteja obrigada a fazer.

 

   08. MEIO AMBIENTE

 

O equilíbrio do meio ambiente e a preservação da natureza em suas unidades industriais, escritórios e ao longo da sua cadeia de valor são de fundamental importância para a atividade empresarial da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION.

 

A COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION tem participação ativa na preservação dos ecossistemas onde estão localizadas suas unidades industriais, seja mediante o zelo e cuidado na fabricação, manuseio e transporte dos seus produtos, seja por meio do auxilio à preservação de reservas florestais, prevenção ao desperdício de recursos naturais e promoção de campanhas de preservação para conscientizar as comunidades regionais, além do apoio a diversos projetos públicos e privados relacionados à preservação do meio ambiente.

Sendo assim, são responsabilidades de cada Integrante:

 

  • Contribuir para a conservação e a melhoria do meio ambiente e de seus ecossistemas;

  • Familiarizar-se com todas as políticas e procedimentos adotados pela COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION com relação ao meio ;

  • Identificar perigos, avaliar riscos e, sempre que possível, iniciar ações corretivas e preventivas bem como levar o assunto ao conhecimento da administração;

  • Informar imediatamente quaisquer acidentes e/ou incidentes relacionados ao meio ambiente (por exemplo: vazamentos e emissões fora dos padrões de conformidade) à administração local para possibilitar a investigação das causas e dar início a medidas corretivas e preventivas; e quando aplicável pela legislação local, informar imediatamente os acidentes e/ou incidentes às autoridades competentes.

 

 

   09. EMPREGO DE MÃO-DE-OBRA FORÇADA E/OU INFANTIL

 

A COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION não tolera, não permite e não compactua com o emprego de mão-de-obra forçada e/ou infantil em nenhum processo relacionado com as atividades da Companhia.

 

   10. DÚVIDAS

 

As diretrizes deste Código permitem avaliar grande parte das situações e minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos, mas não detalham, necessariamente, todas as situações que podem surgir no dia-a-dia de cada Integrante. Assim,

em caso de dúvidas na aplicação das diretrizes deste Código, o Líder da área ou um Responsável Jurídico da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION deverá ser consultado.

 

   11. VIOLAÇÕES

 

É esperado que todos os Integrantes cumpram estas diretrizes em todas as circunstâncias.

 

O Integrante que violar uma conduta, prática ou política da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION, ou que permitir que um outro integrante o faça, estará sujeito à ação disciplinar, inclusive poderá ser desligado.

 

 O Integrante que tiver conhecimento de violação a qualquer aspecto deste Código, por parte de qualquer pessoa, não poderá se omitir e deverá levar tal fato ao conhecimento do Coordenador da sua área ou ao Comitê de Ética.

 

Não será permitida e tolerada qualquer retaliação contra um integrante que, de boa fé, relate uma preocupação sobre conduta ilegal ou não conforme com as diretrizes estabelecidas neste Código de Conduta.

 

Caso o Integrante queira manter o anonimato no relato da violação ao Código de Conduta, poderá utilizar o canal Linha de Ética para comunicação com o Comitê de Ética, tendo o apoio de ferramentas como correio eletrônico e linha de telefone gratuita.

 

Cabe ao Comitê de Ética avaliar a necessidade ou não de uma investigação mais detalhada da violação.

 

   13. COMITÊ DE ÉTICA

 

A COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION tem um Comitê de Ética, não permanente, ao qual cabe julgar os casos de violação de maior gravidade deste Código e impor as sanções disciplinares cabíveis, bem como deliberar sobre o esclarecimento de dúvidas com relação ao seu texto.

 

O Comitê de Ética é composto por pelo menos 4 (quatro) membros: o Responsável Jurídico, o Responsável pela Segurança Empresarial, um Coordenador de Pessoas e Organização, e um outro membro definido pelo Responsável Jurídico. A decisão de inclusão de membro adicional é responsabilidade do Responsável Jurídico.

 

O Coordenador Empresarial da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION poderá participar do Comitê de Ética por solicitação do Responsável Jurídico, ou em virtude do assunto tratado.

 

O Comitê de Ética será convocado por solicitação de um dos membros do comitê e serão lavradas atas das reuniões realizadas.

 

   14. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

O presente Código de Conduta vigorará por tempo indeterminado, cabendo ao Comitê de Ética promover sua divulgação e atualização, dentro de um período que não ultrapasse dois anos.

 

Serão levadas ao conhecimento de todos os Integrantes, Fornecedores e Colaboradores da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION as diretrizes de conduta contidas neste Código, que também está disponível no site:  www.equilibrium.coop.

 

Áreas e seções específicas da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION poderão estabelecer políticas e regras de conduta próprias que deverão, necessariamente, ser compatíveis com este Código de Conduta e conhecidas pelos Integrantes de tais áreas.

 

Nenhum Integrante pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes do presente Código, em nenhuma hipótese ou sob qualquer argumento.

 

Termo de Recebimento e Compromisso

 

Declaro, para todos os fins, que recebi uma cópia integral do Código de Conduta da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION, tomei conhecimento das suas disposições e me comprometo a cumpri-las integralmente. Declaro, ainda, que fui comunicado da obrigatoriedade de sua observância em todas as situações e circunstâncias que estejam direta ou indiretamente dispostas no contrato de trabalho firmado por mim.

 

Declaro, por fim, que na hipótese de ocorrerem situações em que não haja no presente Código previsão expressa em relação à conduta exigida ou esperada, informarei imediatamente o fato ao coordenador da área onde atuo, ou ao Comitê de Ética da COOPERATIVA EQUILIBRIUM CORPORATION.

 

Nome:

___________________________________________________________________________

Unidade de Negócio/Unidade de Apoio:

___________________________________________________________________________

Local e data:

___________________________________________________________________________

 

Assinatura:

___________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Sócrates:

As três peneiras ...

 

Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Entãosuas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

 

Sócrates

bottom of page