Cooperativa Equilibrium
Meio Ambiente
A Cooperativa Equilibrium foi criada com o objeto de gerar renda utilizando o formato de Economia Baseada nos Recursos em Empreendimentos Cooperativos Integrados. Ao mesmo tempo pensando na preservação ambiental.
-
Programas Conscientização Ecosocial e Uso sustentável de Recursos – Por meio de palestras orientativas e educacionais, a Rede Equilibrium reforça seu compromisso em favor do meio ambiente, investindo recursos para disseminar práticas sustentáveis que ajudarão a preservar o meio ambiente para as futuras gerações.
-
Programas de preservação da biodiversidade: Por meio de paisagismo ecológico, orientação as populações locais, ações permaculturais (Agroecologia) os espaços são integrados à arquitetura e naturalmente, recuperar e preservar qualquer ambiente degradado.
-
Fábrica de Sabão Ecológico – Com a coleta de óleo vegetal usado, podemos fabricar sabões em barra e lava-roupa, evitando descartes de óleo no meio ambiente;
-
Informação: Sinalização de segurança, placas informacionais, cartilhas, newsletters e demais ações orientativas à população local e aos condôminos.
-
Realizar a coleta de lixo (resíduos sólidos) e encaminhá-lo à um destino onde será adicionado à uma composteira que, porteriomente servirá de adubo para plantas (são adubos orgãnicos) .
-
Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
-
Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
-
Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
-
Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
-
Economizar energia elétrica nas tarefas da empresa no seu cotidiano.
-
Evitar o uso excessivo de embalagens plásticas.
-
Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
-
Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo e fazer capitação da água.
-
Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
-
Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
-
Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
-
Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
-
Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.
Em busca do desenvolvimento social e da preservação ambiental assegurando assim um futuro promissor, saudável e produtivo para as futuras gerações.